2006/09/26

Derrapagens

Para quem não está familiarizado com o mundo dos automóveis, a palavra Fangio poderá pouco ou nada significar... No entanto, basta dizer que foi por 5 vezes campeão do mundo entre 1950, data do 1º campeonato do mundo de condutores, e 1957, então com a idade de 46 anos... Tem, estatísticamente falando, uma eficácia de cerca de 50% nos Grandes prémio que disputou, o que só por si o torna num marco do desporto automóvel, numa altura em que se corria sobretudo por desporto, já que o negócio das publicidades e afins estava por explorar. Chegou inclusivé a correr em Portugal, e a vencer, no GP de Sport organizado pelo ACP em 1957.


Uma figura comum nas corridas portuguesas era o Marquês de Fronteira, D. Fernando de Mascarenhas, sempre equipado com máquinas competitivas, fruto da disponibilidade e bom gosto que pautam os portugueses em questões automobilísticas. Este facto comprova-se pelas grelhas de partida da altura, onde Ferraris (na altura puros sangue com uma existência bastante jovem) eram bastante comuns. Com um palmarés invejável, este homem rico e generoso ( basta recordar que num GP disputado no Porto entregou o valor monetário do prémio aos pobres) teve um acidente no GP de Portugal de 1953 que poderia ter tido graves consequências; o "espectaculoso" acidente, como referido na reportagem publicada na Revista do ACP que cobre esse evento deveu-se ao piloto perder o controlo do bólide, e pressentindo que iria chocar contra o muito público presente, girou o volante indo embater contra o muro de uma escola existente na orla do circuito, ficando o belo e potente Ferrari no estado que a foto documenta... Ambos seriam mais tarde reconstruídos.... Entre os comentários ao acidente ficou no tímpano o que dá nome a este blog, que apesar se se contextualizar no mundo automóvel, pode ser conotado a muitas outras coisas na vida, sem perder objectividade... D. Fernando de Mascarenhas morreria anos mais tarde ao volante de um outro Ferrari, em Espanha, ao que consta numa corrida clandestina em estrada aberta...

3 comentários:

Jose Consciencia disse...

Pois é Sr Marco como referiu o Mascarenhas era um Homem mto generoso!!!Como atesta o artigo de um jornal da época. http://supertrains.com.sapo.pt/File0140_FM.jpg.
Se precisar do documento tenho uma cópia em minha posse.
PS:Agradecia q aceitasse este comentário no seu Blog.Pois foi interessante ler sobre algo q poucas pessoas conhecem.Como tal fico anciosamente à espera de novos post's sobre o desporto automóvel.Atenciosamente: José Consciência

Marco Satilo disse...

Obrigado pelo comentário, José; o site do sportscargt faz parte das minhas leituras de referência, pois está muito bem concebido e documentado; já agora, e a título de desafio, creio que se houvesse algo idêntico relativo aos ralis no Campeonato Nacional seria extraordinário!

Cumprimentos, Marco Satilo

lol1to disse...

pelo que eu vi esse dom fernando era uma pessoa muito gentil tanto que recebeu o seu nome em uma rua de São Bernardo do Campo
segue o cep:
09791-020